quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Missão: Madrinha de casamento - 2011

Título original: Bridesmaids
Lançamento: 2011
País: Estados Unidos
Direção: Paul Feig
Atores: Kristen Wiig, Maya Rudolph, Terry Crews, Matt Lucas, Melissa McCarthy.
Duração: 125 min
Gênero: Comédia

Cartaz de Missão: madrinha de casamento, uma das comédias mais vistas nos EUA em 2011

O programa televisivo Saturday Night Live lançou ao estrelato ótimos comediantes que se tornaram também estrelas do cinema.  O programa conta com mais de 30 anos de existência e é responsável pela constante renovação do humor nos EUA. Estrelas como Will Ferrell, Mike Myers, Chevy Chase, Dan Aykroyd, entre outros, surgiram no Saturday Night Live. A última década do show nos presenteou com quatro das melhores comediantes americanas da atualidade: Tina Fey, Amy Poehler, Kristen Wiig e Maya Rudolph. As duas últimas estrelam a comédia Missão: Madrinha de casamento, do diretor Paul Feig, que tem no currículo a comédia Ligeiramente grávidos (2007). 

O filme conta a história de Annie (Kristen Wiig) uma divertida "quarentona" que atravessa uma má fase: seu projeto profissional fracassou e sua vida amorosa caiu em ruínas. A moça, que passou a trabalhar como atendente de loja, foi escolhida para ser a "primeira" madrinha de sua melhor amiga, Lilian (Maya Rudolph). Ela não esperava, no entanto, ter uma concorrência pesada pelo posto. A rival de Annie, Helen (Rose Byrne), é linda, elegante, rica e faz de tudo para ocupar o lugar da protagonista  tanto na vida de Lilian, quanto nos preparativos da cerimônia. Em meio às crises pré-casamento e outros problemas, as coisas vão ficando cada vez mais complicadas para Annie.

Apesar de escrita por 2 mulheres (Kristen Wiig e Annie Mumolo), ter 80% do seu elenco formado também por mulheres e focalizar o mundo feminino,  a comédia é capaz de atingir o publico masculino que também dará boas risadas. Isso porque o roteiro acerta em cheio ao mostrar, de forma bem-humorada, situações ridículas pelas quais qualquer pessoa pode passar e sentimentos que todo mundo experimenta pelo menos uma vez na vida. Assim, é fácil de se identificar com Annie, por exemplo, quando ela se sente desconfortável ao ver a melhor amiga falando carinhosamente ao telefone com o noivo. E não é de se espantar este desconforto, já que a protagonista atravessa um momento oposto ao da noiva e, por mais que ela esteja feliz pela amiga, o sucesso alheio lhe faz lembrar seu próprio fracasso. É inevitável não se ver no lugar da personagem, em outras situações, como quando, morrendo de ciúmes de Lilian, ela não consegue disfarçar seu desprezo por Helen, já no primeiro encontro. 

Com um olhar inteligente e bem-humorado sobre a vida moderna, o longa aborda importantes questões: o que é necessário para que uma pessoa se sinta realizada?  E o que fazer quando nada parece dar certo? Mas, Missão: madrinha de casamento consegue ser divertido não apenas por sua capacidade de fazer humor com preocupações e problemas da vida real, mas também graças a sua carismática e desastrada protagonista. É impossível não sentir compaixão e simpatia pela personagem que atravessa uma verdadeira via crucis durante todo o filme, bem de acordo com a filosofia "o que está ruim, pode piorar". Logo no início da trama, por exemplo, a moça tem que ouvir a seguinte frase de um "ficante", após uma tórrida noite de amor: "Eu realmente quero que você vá embora, mas eu não sei como te pedir isso sem parecer um idiota". Com um carisma que muito lembra o de suas ex-colegas Tina Fey e Amy Poehler e um timing cômico delicioso, Kristen Wiig faz de Annie a maior atração do filme.

Falando de atuação, deve-se enfatizar que a comédia se destaca, sobretudo, pela qualidade de seu elenco. Além do desempenho formidável de Wiig, temos ótimas participações de Maya Rudolph, Wendi McLendon-Covey e Chris O'Dowd. Rose Byrne constrói uma antagonista à altura de Wiig e se sai extremamente bem, interpretando uma personagem que amamos odiar. Uma grata e deliciosa surpresa é Melissa McCarthy, que interpreta Megan, uma das personagens mais divertidas do longa. Melissa acabou de ganhar o prêmio de Melhor Atriz no Emmy, pela série Mike e Molly.

Apesar de desapontar um pouco na parte final, Missão: madrinha de casamento é uma comédia divertida,  atual e com excelentes tiradas. A fórmula pode até parecer, em alguns momentos, repetitiva ou previsível, mas o longa consegue superar várias outras comédias atuais por ser efetivamente engraçado, sem soar completamente imbecilizante ou apelativo. O filme tem estreia prevista no Brasil  para amanhã, 23 de setembro. Cheque nos cinemas de sua cidade!

Assista ao trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário