quarta-feira, 14 de março de 2012

As Maiores Heroínas do Cinema

Na semana passada, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Para não deixar a data passar totalmente em branco, o Clube do Filme faz uma homenagem (atrasada) a algumas mulheres da ficção que melhor representam o poder feminino. Selecionamos as maiores heroínas do cinema. Guerreiras, fortes, decididas, corajosas e temperamentais, tais personagens são, acima de tudo, admiráveis. Elas são capazes de acabar com qualquer homem, alien ou monstro, utilizando ou a força física, ou o charme e a inteligência, quiçá todos esses atributos juntos. Essas mulheres podem ser osso duro de roer, mas elas conquistaram o coração de muitos cinéfilos. Confira a nossa lista:

20 – Nikita (Anne Parillaud)

Nikita - Criada Para Matar (1990)

Nikita não era nenhuma santa, tendo sido, inclusive, condenada à prisão. Mas, eis que a moça é recrutada pelo o serviço secreto francês, que lhe dá uma nova identidade e uma missão. Após um duro treinamento, ela se torna uma espiã/assassina quase imbatível. 


19 - Mulan 

Mulan (1998)

A chinesinha Mulan vai à guerra no lugar de seu pai, já velhinho, para salvá-lo de uma morte quase certa. Fofo, não? Fingindo ser um homem, ela se sai muitíssimo bem nos combates e se torna uma das grandes heroínas da China. 


18 - Norma Rae (Sally Field)

Norma Rae (1979)
Quem não sentiu o coração bater mais forte na cena em que Norma Rae sobe na mesa da fábrica, carregando o cartaz escrito "Union"? A operária lidera um movimento sindical na sua cidade, enfrentando os poderosos e lutando por melhores condições de trabalho. Personagem inesquecível de Sally Field! 

17 – Princesa Leia Organa (Carrie Fisher)

Série Guerra nas Estrelas 
Carrie Fisher não tinha um terço do talento e da beleza da mãe, Debbie Reynolds, mas criou uma heroína mítica e inesquecível. Princesa Leia não é lembrada apenas pelo seu penteado de gosto duvidoso, mas também por sua habilidade com a arma de laser, por seu biquíni dourado e por sua nobreza (afinal, ela também é uma Jedi). 

16 – Alice (Milla Jovovich)

Série Resident Evil
Essa Alice já passou por maus bocados. Em todos os quatro filmes da série, a moça enfrentou as criaturas mais horripilantes que se possa imaginar, sempre salvando a pátria no final do dia. Mila Jovovich se firma, cada vez mais, como a grande atriz de filmes de ação da atualidade. 

15 –  Hit-Girl (Chloë Grace Moretz)

Kick-Ass - Quebrando Tudo (2010) 

Hit-Girl tem um nome estiloso, é super precoce, hiper-habilidosa e bota pra quebrar em Kick-Ass. Além disso, ela é interpretada pela fofa e talentosa Choë Moretz. 


14 – Hermione (Emma Watson)

Série Harry Potter
Não é segredo para ninguém que Hermione é, disparada, a mais inteligente do trio de protagonistas, quiçá de toda Hogwarts. A heroína nerd sabe tudo sobre magia, pensa rápido, salva seus amigos das mais diversas enrascadas e é bem durona. 

13 – Coffy (Pam Grier)

Coffy (1973)

Para quem não a conhece, Coffy é uma enfermeira que decide se vingar de um grupo de traficantes que destruíram a vida de sua irmã. Pam Grier compõe uma personagem icônica: sexy e perigosa. 


12 – Lara Croft (Angelina Jolie)

Lara Croft: Tomb Raider (2001)

Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (2003)
A qualidade dos filmes é mais do que discutível. O que não se pode discutir é que Angelina Jolie dá vida a uma das heroínas mais sexies e habilidosas do cinema. Se muitos homens já babavam pela Lara Croft versão vídeo-game, imagina o alvoroço causado pela versão Angelina Jolie. 

11- Trinity (Carrie-Ann Moss)

Trilogia Matrix 
Óculos escuros, roupa de couro, muito estilo, ótimos golpes e muita coragem fazem de Trinity um verdadeiro ícone. Além disso, Carrie-Ann Moss põe Keanu Reeves no chinelo. 

10 - Lisbeth (Noomi Rapace / Rooney Mara)

Millenium: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (2009/ 2011) 
Lisbeth é a grande heroína dos últimos anos. Adjetivos é que não faltam para caracterizá-la: estranha, antissocial, desajustada, vingadora, inteligente, durona, forte. A hacker é complexa e interessante como toda heroína moderna dever ser. Além disso, suas intérpretes, Noomi Rapace e Rooney Mara, são fantásticas. 


9 - Sarah Connor (Linda Hamilton)

O Exterminador do Futuro (1984)

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)

Eis uma heroína que não podia faltar na lista. A vulnerável moça se transforma em uma forte e destemida assassina. A ótima performance de Linda Hamilton (por onde anda?) faz de Sarah uma figura ainda mais marcante. 

8 - Marge Gunderson (Frances McDormand)

Fargo (1996)

Marge Gunderson é a heroína mais improvável do cinema e esse é, provavelmente, o seu maior charme. A chefe de polícia, mesmo estando pesadamente grávida, consegue prender o assassino e ainda o obriga a escutar uma comovente lição de moral. Frances McDormand fez de Marge uma figura adorável, apaixonante e competente. 

7 - Erin Brockovich (Julia Roberts)

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (2000) 
Erin Brockovich é uma mulher comum, sem super poderes e sem vocação para artes marciais. Mas não se engane, ela é uma das maiores heroínas do cinema. Mãe solteira e desempregada, a vida da moça ia de mal a pior até que, finalmente, ela consegue um emprego numa firma de advocacia. Seguindo o seu instinto, ela acaba descobrindo que uma companhia estava poluindo a água de uma pequena cidade na Califórnia. Determinada, boca-suja, sensual e incansável, Erin consegue colher provas contra a companhia e mover uma ação milionária, que beneficiou várias famílias. O mais bacana de tido isso é que essa é uma história real. 

6 - Thelma e Louise (Geena Davis e Susan Sarandon)


Thelma & Louise (1991)

Thelma e Louise fogem de suas vidas pacatas, se lançam numa aventura e viram heroínas. Uma era garçonete, a outra dona-de-casa. Juntas, elas atravessam o Estados Unidos e são perseguidas pela polícia como se fossem foras-da-lei. As moças desafiam o poder masculino, abandonam suas posições submissas e viram donas do próprio destino. Susan Sarandon e Geena Davis estão maravilhosas nos papéis-títulos. 

5 - Barbarella (Jane Fonda)

Barbarella (1968)

Barbarella é a heroína mais erotizada do cinema. No filme cult-trash do francês Roger Vadin, a moça tem a simples missão de salvar a Terra. Utilizando todo seu guarda-roupa, a sexy heroína se vê diante dos mais terríveis perigos, sendo inclusive torturada com um instrumento que lhe inflige fatais doses de prazer sexual. A personagem fez de Jane Fonda uma sex symbol e não poderia faltar em nossa lista. 

4 - The Bride (Uma Thurman)

Kill Bill - Volume 1 e 2 (2003, 2004)
Beatrix Kiddo ou, simplesmente, a Noiva, sobrevive à morte e traça um plano para se vingar de cada um de seus inimigos. Com o seu inesquecível uniforme amarelo, a Noiva prova sua perícia nas artes marciais, além de ser implacável e incansável. Uma Thurman oferece a melhor performance de sua carreira e compõe uma das maiores heroínas do cinema. 

3 - Clarice Starling (Jodie Foster)

O Silêncio dos Inocentes (1991) 

Além de ter que lidar com Hannibal, um dos personagens mais assustadores de todos os tempos, Clarice tem a tarefa de prender um terrível e bizarro serial killer. A agente do FBI enfrenta o perigo com muita coragem e competência, não devendo nada a nenhum marmanjo. Grande parte do sucesso do personagem vem da ótima atuação de Jodie Foster. 

2 - Ellen Ripley (Sigourney Weaver)

Quatrilogia Alien
A guerreira Ellen Ripley seria presença obrigatória em qualquer lista de heroínas. Ao longo dos quatro filmes da série, a personagem só fez crescer, ganhando uma espessura dramática e uma complexidade absurdas. Ellen Ripley é hiperbólica! Sem dúvida, uma das maiores personagens de filmes de ação entres homens e mulheres. A heroína é vivida com extremo talento e entrega pela grande Sigourney Weaver. 

1 - Scarlett O’Hara (Vivien Leigh)

E o Vento Levou (1939)
A maior heroína do cinema é a geniosa, atrevida e bela Scarlett O'Hara. A moça perde tudo, passa fome e se reergue graças a sua admirável determinação e inteligência. De menina mimada, ela vira uma mulher forte, pronta a fazer tudo o que for necessário para proteger sua terra e sua família, para reaver sua fortuna e para conquistar o amor da sua adolescência. Ela sobrevive à perda da mãe, do pai, da filha e termina o filme dizendo que irá sobreviver ao abandono do seu verdadeiro amor. Alguém duvida que ela conseguirá reconquistá-lo? Há algo de vanguardista na personagem (lembrando que a história se passa no século XIX): ela desafia as convenções sociais, toma as rédeas da própria vida e ainda demonstra um grande tino comercial. Seguindo o lema "amanhã é um novo dia", ela mata, mente, rouba, distribui muitos tapas e consegue quase sempre o que quer. Impossível imaginar outra atriz que não a britânica Vivien Leigh na pele de Scarlett. A intensidade de sua atuação não deixa de impressionar 70 anos depois do lançamento do filme. 



"Deus é testemunha que eles não vão me derrotar. Eu vou sobreviver a tudo isso e quando tudo acabar, eu nunca mais passarei fome. Nem eu, nem ninguém da minha família. Mesmo que eu tenha que mentir, roubar, enganar ou matar, Deus é testemunha, eu jamais sentirei fome novamente!" 

10 comentários:

  1. Ah, eu não perdoo a Princesa Leia ficar atrás da Lara Croft. Não é só pelo carisma, a Leia é uma princesa metida num jogo político e luta pela liberdade da galáxia enquanto a Lara é apenas uma beldade biliardária que se mete em encrencas pelo prazer de viver uma aventura. Nem dá pra competir. Aliás, a Lara deveria ser a 20ª da lista porque bater Sally Field e Mulan também dói na alma. O resto tá beleza. As duas primeiras são inquestionáveis.

    ResponderExcluir
  2. A lista tá ótima!!! Amei! Gostei de ver como vc equilibrou bem as heroínas do passado e as mais atuais.

    ResponderExcluir
  3. Acrescentaria a Meryl Streep de SILKWOOD, O RETRATO DE UMA CORAGEM...

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  4. Só mulherão, hein? Não sei qual eu colocaria em primeiro. Só sei que eu adoro a Sigourney Weaver, gostei dela em 2º lugar, hehe.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, a Scarlett é a primeira que deu inspiração as demais, como dá inspiração nas mulheres de hoje. É a Heroína das Heroínas do cinema sem sombra de dúvidas.

    Paulo Néry
    Filmes Antigos Club Artigos

    ResponderExcluir
  6. Cara, você elencou as principais mesmo! Muito feliz com a lista, embora apostasse que a Noiva estivesse, no mínimo, em segundo lugar.
    ^^

    ResponderExcluir
  7. Scarlett com certeza a primeira. Meu personagem preferido.

    ResponderExcluir
  8. Michael Carvalho Silva24 de julho de 2013 às 23:19

    Uma lista fantástica repleta de heroínas cinematográficas extremamente fortes, dinâmicas, corajosas e obstinadas de matarem qualquer feminista radical de inveja e fazerem os homens se sentirem fracassados e humilhados. Parabéns. Só falta Hollywood levar a Mulher Maravilha para as telas de cinema para que essa lista formidável se torne ainda mais completa e radiante. só faltou também vocês citarem outras grandes heroínas do cinema como a Supermoça, Modesty Blaise, Sheena, La violetera, Angel e Silk entre muitas outras que infelizmente ficaram de fora

    ResponderExcluir